Atividades‎ > ‎

Actividades 2019/2020

"MAIO, MÊS DO CORAÇÃO"

As várias doenças cardiovasculares continuam a verificar-se nesta época de pandemia. 

Devemos manter-nos atentos e apesar das limitações que temos de cumprir, para evitar a propagação do vírus (COVID-19), devemos praticar exercício físico.

Os alunos têm presente, a importância de alertar a população para este problema.





O Dia Mundial do Pi  

Este dia celebra-se a 14 de março. Em Portugal, nas datas escreve-se primeiro o dia e depois o mês 14-3-2020, mas há quem apresente as datas indicando primeiro o mês e fica 3-14-2020, que é o valor aproximado do pi. O Pi é o resultado da divisão da circunferência de um círculo pelo seu diâmetro. Independentemente do seu tamanho, o valor é igual para todos os círculos: 3,14159265358979323… sem encontrar fim.

Larry Shaw, considerado por muitos o “Príncipe do Pi”, foi o fundador desta data comemorativa. A primeira celebração ocorreu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium, no qual público e funcionários marcharam à volta do museu formando círculos. Já em 2009, foi aprovado, oficialmente, o dia 14 de Março como o Dia do Pi como forma de encorajar professores e alunos a celebrá-lo com atividades educativas e a promover o ensino da Matemática.

Na EGHD os professores de matemática envolveram os alunos na comemoração deste dia. Pretendia-se realizar uma exposição do número pi com o maior número de dígitos que se conseguissem alinhar. 

Os alunos teriam de escolher um algarismo e ornamentá-lo da forma que quisessem e utilizando os materiais que desejassem. Apreentamos o que foi possível fazer até ao momento.

                                                                          
        
                                                    

Outras curiosidades sobre o Pi:

Foi o matemático suíço Leonhard Euler que, em 1737, deu a conhecer o símbolo π para representar este número.

O Pi aparece em inúmeras fórmulas nos mais diversos ramos da Ciência.

As primeiras 100 casas décimais de π são: 3.14159265358979323846264338327950288419716939937510582097494459230781640628620899

Não existem zeros nos primeiros 31 dígitos do Pi.

Em inglês, a pronúncia do nome da constante e da palavra tarte (pie) são muito semelhantes. Por isso, existe a tradição de comer tartes nesse dia.

Em 1995, Hiroyuki Goto memorizou 42.195 casas decimais de π, definindo um novo recorde mundial. Atualmente, outro japonês, Akira Haraguchi, já memorizou 100.000 dígitos. Alguns estudiosos especulam que o japonês é mais adequado do que outros idiomas para memorizar sequências de números.

Com a tecnologia atual, o valor de π já foi calculado com mais de oito quadriliões de casas decimais depois da vírgula.

No episódio “Wolf in the Fold”, da série Star Trek, Spock elimina o maligno computador ordenando que “calcule o último dígito do valor de Pi”.

O chinês Lu Chao mantém o atual recorde do Guinness por recitar a maior sequência dos dígitos de Pi, ao recitar 67.890 dígitos em 24 horas e 4 minutos.


O Tangran  

É um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos

, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras.

Este quebra-cabeças é utilizado no ensino como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas, dese

nvolvi

A atividade desenvolvida pelos alunos envolvia não só a descoberta do número de vezes que cada peça pequena cabia nas peças grandes, e vice-versa, como também conseguir a perceção e visualização das posições das peças numa figura previamente escolhida.mento da criatividade e do raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática e da ciência.

Foram muitos os trabalhos realizados, entretanto, apresentamos alguns dos trabalhos já realizados pelos alunos.

         

...mesmo por acabar, muitos trabalhos estão mesmo bons.
                   





PROJETO SOS AZULEJO 2020

Os alunos do 2º ciclo, turmas A, C e D do 5º ano e D, E e F do 6º ano participam com bastante entusiasmo neste projeto internacional. 



Esta participação acontece no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, mas nesta fase dos trabalhos já abrange todas as disciplinas do currículo assim como os respetivos docentes, diretores de turma e  pais/ encarregados de educação. 




Aqui ficam algumas fotografias das atividades que estão em curso em casa, na escola e em visita de estudo ao museu do Azulejo.

















   





Workshop - "Reciclar é uma escolha inteligente!"

No dia 13 de janeiro pelas 18:00h decorreu um workshop para encarregados de educação, dinamizado pelos professores Vera Sanches e Sérgio Russo no âmbito do Projeto Eco Escola.
Agradecemos a todos os encarregados de educação que participaram e contamos com a colaboração de todos nos projetos em curso.




A Educação Ambiental depende de cada um de Nós!



Horta Pedagógica


ORIGAMI

Imagens da Atividade de produção de Origamis promovida pelos professores do Grupo disciplinar 230 (Matemática e Ciências Naturais) com os seus alunos do 2.º Ciclo.




"Esta árvore foi realizada com as "estrelas ninja" (origami) construídas pelos alunos do 2.º ciclo nas aulas de Matemática!!!

Ficou bem gira!"