Atividades‎ > ‎

AFAC de visita ao INEM

AFAC de visita ao INEM

No dia 12 de janeiro de 2018 a turma CEF/AFAC (Assistente Familiar e Apoio à Comunidade) realizou uma visita à sede do Instituto de Emergência Médica (INEM) de Lisboa, no âmbito da disciplina de Cuidados Humanos de Saúde Básicos e do estudo do módulo “Estado de saúde na abordagem geral em contacto domiciliário”. 
A visita guiada por um técnico do INEM teve uma duração de cerca de duas horas e meia, tendo sido dividida em três etapas. 
Inicialmente houve uma apresentação em sala, com o objetivo de dar a conhecer o modo de funcionamento do INEM, designadamente quais os serviços e os meios de que dispõe para prestar assistência médica pré-hospitalar a quem necessita. visitou-se o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), no qual foi feita uma explicação sobre o funcionamento e modo de organização da central, designadamente sobre as três áreas distintas: triagem, médico regulador e acionamento. 
Por fim, foi possível ver uma moto do INEM, o material que compõe a sua carga e falar com o respetivo tripulante.
A visita foi de extrema importância pois forneceu informação sobre a forma correcta de pedir ajuda através do número europeu de emergência (112). Este procedimento é essencial pois evita perdas de tempo, podendo-se salvar vidas, com a chegada atempada de ajuda diferenciada.

Turma CEF AFAC