Comemoração do Aniversário da Escritora Alice Vieira

Aniversário da Escritora Alice Vieira

Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca nasceu em Lisboa, no dia 20 de março de 1943. 
É uma escritora e jornalista portuguesa, licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Dedicou-se desde cedo ao jornalismo, tendo trabalhado nos jornais Diário de Lisboa, Diário Popular, Diário de Notícias e colaborou durante muitos anos com a revista "Ativa" e o "Jornal de Notícias". Atualmente colabora na revista Audácia, dos Missionários Combonianos, e no "Jornal Senior".

Trabalhou em vários programas de televisão para crianças.

Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, atualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos. Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa.

Em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil. Em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.

Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.
Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.

Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional.

As suas obras foram traduzidas para várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o basco, o castelhano, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata. Das suas muitas obras destacamos.