Projetos‎ > ‎

Projeto Digital de Serviço Público - ENSINA RTP


Foi celebrado em 14 de janeiro p.p. um protocolo entre o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e a RTP e apresentado ao público o site desenvolvido pela RTP (ENSINA RTP – www.ensina.rtp.pt), que se dedica ao alojamento e divulgação de conteúdos audiovisuais diretamente ligados a diversas temáticas da área da Educação, vocacionado para todos os alunos, nomeadamente do ensino básico ao ensino secundário, bem como professores, encarregados de educação e público em geral.

Segundo o protocolo, caberá à RTP apoiar as iniciativas do MEC, desde que se verifique a prévia concordância do mesmo, como por exemplo o projeto “Conta‐nos uma história”, desenvolvido pela Direção‐Geral da Educação.

A estação poderá ainda apoiar o desenvolvimento de televisões e rádios escolares, através de ações de formação, realização de visitas de estudo às suas instalações e fornecendo conteúdos de apoio às várias temáticas no âmbito do projeto RTEN, promovido pela Direção‐Geral de Educação.

Ao MEC caberá divulgar junto das escolas as iniciativas levadas a cabo pela RTP em prol da Educação, como o “Ensina”, apoiar na identificação dos materiais audiovisuais da RTP que melhor se adequem aos diversos currículos de ensino, cooperar no desenvolvimento de jogos didáticos e educativos por parte da RTP, promover eventos e iniciativas conjuntas e disponibilizar notícias úteis sobre o setor.

Este novo Projeto digital de Serviço Público apresenta conteúdos que privilegiam a língua, a cultura e a ciência em português, recorrendo a programas já emitidos e pertencentes ao seu acervo arquivístico e a outros que venham a ser produzidos.

Nesta fase de lançamento, o site contempla 800 conteúdos formativos e de carácter pedagógico distribuídos por 10 temas, como seja Artes, Português, Ciência, História, Cidadania, Filosofia, Educação para os Media, Espaço Infantil e Conhecer a RTP e RTP nas Escolas.

Para além de disponibilizar conteúdos áudio, vídeo, textos, fotos e infografias sobre as mais variantes temáticas, fazem também parte do acervo grandes documentários sobre a história e a cultura portuguesa, entrevistas a escritores cujas obras fazem parte do programa de ensino, séries sobre a língua portuguesa (como o «Cuidado com a Língua»), trabalhos sobre cidadania, programas sobre arte, como a série «Grandes Pintores Portugueses», e algumas reportagens que só a RTP possui, como a erupção do vulcão dos Capelinhos, ou o testemunho inédito de Egas Moniz, assim como alguns projetos feitos nas escolas portuguesas que foram exibidos, em reportagem, nos canais de rádio e TV do Serviço Público e trabalhos desenvolvidos pela
Academia RTP.

Numa fase subsequente, os conteúdos existentes no portal deverão ser enriquecidos, recorrendo não só à produção da RTP como também a parcerias com a comunidade educativa.

Esta multiplataforma pode ser utilizada em computadores, tablets e smartphones.