Gripe Atenção, para o novo surto, provocado pelo Coronavirus (Covid-19) deverá ligar de imediato para 808 24 24 24. Não compre medicamentos pela internet sem ter a certeza de que se trata de um site verdadeiro. Para encontrar respostas rápidas pesquise no sítio da Direção Geral da Saúde neste link! As indicações que se seguem, referem-se às gripes de um modo geral. Dada época em que nos encontramos e a escola ser um local em que estão em simultâneo muitas pessoas - alunos, professores e funcionários - recomendamos alguns cuidados a ter com o síndrome gripal e disponibilizamos alguma informação sobre o tema.
![]() A gripe é uma doença aguda viral que afeta predominantemente as vias respiratórias.
Em que altura do ano é que surge a gripe?
A gripe ocorre, geralmente, entre novembro e março, no hemisfério norte, e entre abril e setembro, no hemisfério sul (meses frios locais), pelo que é designada por sazonal (relacionada com a estação do ano).
Só há gripe quando chove e está frio?
Não. Mesmo durante os invernos mais amenos, menos frios e chuvosos, pode haver gripe.
O que é uma epidemia de gripe?
É a ocorrência de casos de gripe em número superior ao esperado numa determinada comunidade ou região.
Como se transmite a gripe?
O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto, por exemplo, através das mãos.
Qual o período de incubação?
O período de incubação (tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas) é, geralmente, de 2 dias, mas pode variar entre 1 e 5 dias.
Qual o período em que uma pessoa infetada pode contagiar outras?
O período de contágio começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e vai até 7 dias depois; nas crianças pode ser maior.
Quais os sintomas/sinais da gripe?
![]() No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de malestar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos.
Nas crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Na criança maior os sintomas são semelhantes aos do adulto.
A gripe e a constipação são a mesma doença?
Não. Os vírus que as causam são diferentes e, ao contrário da gripe, os sintomas/sinais da constipação são limitados às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual.
Como se diagnostica a gripe?
O diagnóstico é essencialmente clínico, através da identificação dos sintomas e sinais.
Qual a gravidade da gripe?
A gripe é, habitualmente, uma doença de curta duração (até 3 a 4 dias) com sintomas de intensidade ligeira ou moderada, evolução benigna e recuperação completa em 1 ou 2 semanas.
Nas pessoas idosas e nos doentes crónicos a recuperação pode ser mais longa e o risco de complicações é também maior, nomeadamente, pneumonia e/ou descompensação da doença de base (asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal).
Como se evita a gripe?
A gripe pode ser evitada através da vacinação anual. Evitar o contacto com pessoas com a doença e lavar frequentemente as mãos ajudam a diminuir a probabilidade de contágio.
![]() Se estiver com gripe, o que fazer? Cuide-se!
Se tiver dúvidas, telefone para a linha 808 24 24 24
Se não estiver com gripe, o que fazer? Cuide-se!
Deverão ser tomados todos os cuidados em relação a esta situação:
Se o aluno estiver com síndrome febril é aconselhado a permanecer em casa e a orientar a situação clinica por telefone se possível, devendo apenas voltar à sua escola após autorização do médico de família.
Conselhos:
A saúde dos nossos alunos, professores e funcionários está sempre em primeiro lugar! |
Informações >